| 1 comentários |

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FAGNER - MANERA FRU FRU, MANERA (1973)

Disco de estréia de um dos maiores nomes da nossa música, o título original é "O último pau de arara", mas tornou-se mais conhecido por "Manera fru fru, manera".
Esse disco traz canções que até hoje, mais de 25 anos depois de seu lançamento, são marcas registradas de Fagner, como é o caso de"Mucuripe" e "Canteiros", música essa que Fagner ficou quase 20 anos sem cantá-la por conta de uma acusação de plágio.
Outros destaques desse trabalho são "O último pau de arara", "Moto 1", "Sina" e "Tambores".
É sem dúvida muito diferente do que o cantor faz hoje em dia, mas, para mim, muito melhor. Música feita com alma, arranjos não muito convencionais, experimentalismo. O melhor de Fagner está no início de sua carreira, em seus primeiros discos, que eu continuarei colocando aqui.
  1. O último pau de arara
  2. Nasci para chorar
  3. Penas do Tiê
  4. Moto 1
  5. Mucuripe
  6. Como se fosse
  7. Pé de sonhos
  8. Canteiros
  9. Sina
  10. Tambores
  11. Serenou na madrugada
  12. Manera fru fru, manera

Link:http://www.4shared.com/file/77269081/9ec6145d/Fagner_-_1973_-_Manera_Fru_Fru_Manera.html

...read more ⇒
| 1 comentários |

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

EU QUERO O MEU SERTÃO DE VOLTA!

EU QUERO O MEU SERTÃO DE VOLTA!
Nos últimos dez anos tenho viajado freqüentemente pelo sertão de Pernambuco, e assistido, não sem revolta, a um processo cruel de desconstrução da cultura sertaneja com a conivência da maioria das prefeituras e rádios do interior. Em todos os espaços de convivência, praças, bares, e na quase maioria dos shows, o que se escuta é música de péssima qualidade que, não raro, desqualifica e coisifica a mulher e embrutece o homem.
O que adianta as campanhas bem intencionadas do governo federal contra o alcoolismo e a prostituição infantil, quando a população canta "beber, cair e levantar", ou "dinheiro na mão e calcinha no chão" ? O que adianta o governo estadual criar novas delegacias da mulher se elas próprias também cantam e rebolam ao som de letras que incitam à violência sexual? O que dizer de homens que se divertem cantando "vou soltar uma bomba no cabaré e vai ser pedaço de puta pra todo lado" ? Será que são esses trogloditas que chegam em casa, depois de beber, cair e levantar, e surram suas mulheres e abusam de suas filhas e enteadas?
Por onde andam as mulheres que fizeram o movimento feminista, tão atuante nos anos 70 e 80, que não reagem contra essa onda musical grosseira e violenta? Se fazem alguma coisa, tem sido de forma muito discreta, pois leio os três jornais de maior circulação no estado todos os dias, e nada encontro que questione tamanha barbárie.
E boa parte dos meios de comunicação são coniventes, pois existe muito dinheiro e interesses envolvidos na disseminação dessas músicas de baixa qualidade.E não pensem que essa avalanche de mediocridade atinge apenas os menos favorecidos da base de nossa pirâmide social, e com menor grau de instrução escolar. Cansei de ver (e ouvir) jovens que estacionam onde bem entendem, escancaram a mala de seus carros exibindo, como pavões emplumados, seus moderníssimos equipamentos de som e vídeo na execução exageradamente alta dos cds e dvds dessas bandas que se dizem de forró eletrônico. O que fazem os promotores de justiça, juízes, delegados que não coíbem, dentro de suas áreas de atuação, esses abusos?
Quando Luiz Gonzaga e seus grandes parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas criaram o forró, não imaginavam que depois de suas mortes essas bandas que hoje se multiplicam pelo Brasil praticassem um estelionato poético ao usarem o nome forró para a música que fazem.
O que esses conjuntos musicais praticam não é forró! O forró é inspirado na matriz poética do sertanejo; eles se inspiram numa matriz sexual chula! O forró é uma dança alegre e sensual; eles exibem uma coreografia explicitamente sexual! O forró é um gênero musical que agrega vários ritmos como o xote, o baião, o xaxado; eles criaram uma única pancada musical que, em absoluto, não corresponde aos ritmos do forró! E se apresentam como bandas de "forró eletrônico"! Na verdade, Elba Ramalho e o próprio Gonzaga já faziam o verdadeiro forró eletrônico, de qualidade, nos anos 80.
Em contrapartida, o movimento do forró pé-de-serra deixa a desejar na produção de um forró de qualidade. Na maioria das vezes as letras são pouco criativas; tornaram-se reféns de uma mesma temática! Os arranjos executados são parecidos! Pouco se pesquisa no valioso e grande arquivo gonzaguiano. A qualidade técnica e visual da maioria dos cds e dvds também deixa a desejar, e falta uma produção mais cuidadosa para as apresentações em geral.
Da dança da garrafa de Carla Perez até os dias de hoje formou-se uma geração que se acostumou com o lixo musical! Não, meus amigos: não é conservadorismo, nem saudosismo! Mas não é possível o novo sem os alicerces do velho! Que o digam Chico Science e o Cordel do Fogo Encantado que, inspirados nas nossas matrizes musicais, criaram um novo som para o mundo! Não é possível qualidade de vida plena com mediocridade cultural, intolerância, incitamento à violência sexual e ao alcoolismo!
Mas, felizmente, há exemplos que podem ser seguidos. A Prefeitura do Recife tem conseguindo realizar um São João e outras festas de nosso calendário cultural com uma boa curadoria musical e retorno excelente de público. A Fundarpe tem demonstrado a mesma boa vontade ao priorizar projetos de qualidade e relevância cultural.Escrevendo essas linhas, recordo minha infância em Serra Talhada, ouvindo o maestro Moacir Santos e meu querido tio Edésio em seus encontros musicais, cada um com o seu sax, em verdadeiros diálogos poéticos! Hoje são estrelas no céu do Pajeú das Flores! Eu quero o meu sertão de volta!

Anselmo Alves
Fonte: http://www.luizluagonzaga.com.br
Extraído de: http://www.babubodoco.blogspot.com
...read more ⇒
| 1 comentários |

ALCEU VALENÇA - CAVALO DE PAU (1982)


O sétimo disco de Alceu Valença (incluindo o disco ao vivo "Vivo!", de 1976) talvez seja o que marcou definitivamente seu nome entre os grandes da música brasileira.
Estão presentes nesse trabalho canções que são lembradas e executadas até hoje, como "Tropicana", "Como dois animais", "Pelas ruas que andei" e "Cavalo de pau".
Todas as músicas do disco são belíssimas, com destaque, além das acima citadas, para "Martelo alagoano".
Ótimo disco, da primeira à última faixa. Interpretação inconfundível, arranjos caprichados e um repertório bem variado.
Alceu Valença em sua melhor tradução!


  1. Rima com rima
  2. Tropicana
  3. Como dois animais
  4. Pelas ruas que andei
  5. Martelo alagoano
  6. Lava mágoas
  7. Cavalo de pau
  8. Maracatu

Link: http://www.4shared.com/file/76606016/3ba596e3/Alceu_Valenca_-_Cavalo_de_Pau_-_1982.html

...read more ⇒
| 0 comentários |

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ZÉ RAMALHO - FORÇA VERDE (1982)


O 4º trabalho solo de Zé Ramalho traz lindas canções, com sua inconfundível interpretação, mas também traz algumas curiosidades:
Zé Ramalho sofreu uma acusação e um processo por plágio pela música título do disco, "Força verde", ficando impedido de executá-la por muitos anos.
A canção "Eternas ondas" foi composta especialmente para que Roberto Carlos a interpretasse, pois Zé Ramalho era fã do "Rei". Como Roberto Carlos não quis cantá-la, o autor a ofereceu então a Fagner, que não pensou duas vezes e a colocou em um de seus discos, fazendo enorme sucesso.
"Os segredos de Sumé" foi gravada originalmente por Zé Ramalho e Lula Côrtes num LP experimental chamado "Paêbirú" (escrito assim mesmo, com dois acentos), em 1975 (disco prá lá de psicodélico).
Além dessas canções, destaque também para "O monte Olímpia", "Banquete de signos" e "Pepitas de fogo".
Muito bom!
  1. Força verde
  2. Eternas ondas
  3. O monte Olímpia
  4. Visões de Zé Limeira sobre o final do século
  5. Banquete de signos
  6. Pepitas de fogo
  7. Beira mar capítulo II
  8. Os segredos de Sumé
  9. Amálgama
  10. Cristais do tempo

Link: http://www.4shared.com/file/76245370/fa7e6131/Ze_Ramalho_-_Forca_verde_-_1982.html

...read more ⇒
| 0 comentários |

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ZÉ RAMALHO - A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU (1980)

Em seu segundo disco, Zé Ramalho traz toda a força do seu canto e de suas letras, com canções que se tornaram hinos, como "Admirável gado novo", que, quase 20 anos após seu lançamento, estourou novamente com a novela "O rei do gado" e a questão dos sem-terra.
Além dessa, outras músicas que marcaram para sempre sua carreira foram "Garoto de aluguel", onde ele narra sua própria história logo após chegar ao Rio de Janeiro, "A peleja do diabo com o dono do céu", "Jardim das acácias" e "Frevo mulher" (eu particularmente prefiro a interpretação de Amelinha, com arranjos de Sivuca).
Com seu tom profético e nordestino, esse trabalho continua atual.
Espero que todos gostem.
A capa do disco, com Zé do Caixão, é um atrativo à parte.


  1. A peleja do diabo com o dono do céu
  2. Admirável gado novo
  3. Falas do povo
  4. Beira-mar
  5. Garoto de aluguel (taxi boy)
  6. Pelo vinho e pelo pão
  7. Mote das amplidões
  8. Jardim das acácias
  9. Agônico
  10. Frevo mulher

Link: http://www.4shared.com/file/75086966/acf489ea/Ze_Ramalho_-_A_peleja_do_diabo_com_o_dono_do_ceu_-_1980.html

...read more ⇒
| 0 comentários |

domingo, 7 de dezembro de 2008

ZÉ RAMALHO - A TERCEIRA LÂMINA (1981)



Este é seu terceiro disco solo. Um trabalho repleto de belas canções, lindos arranjos, a interpretação marcante desse repentista moderno, que nos faz viajar até seu universo imaginário e, de certa forma, até visualizá-lo.
Músicas até hoje, quase 30 anos após seu lançamento, executadas e lembradas por muitos daquela época e tantos outros que as conheceram depois, como é o meu caso.
Para ouvir e ouvir e ouvir e ouvir sem parar, "Canção agalopada", "A terceira lâmina", "Um pequeno xote", "Kamikase", "Galope rasante", "Ave de prata", e todas as faixas desse grande disco.

Abro aqui um espaço para falar da minha satisfação: eu coloquei esse disco ontem na minha página de downloads (http://www.4shared.com/dir/9914601/6f02cc5b/sharing.html), mas não pude postá-lo no blog, e hoje, pra minha grata surpresa, já havia um download dele, antes mesmo de eu disponibilizá-lo aqui. Mais uma vez obrigado pelos acessos e continuaremos cada vez mais postando boa música brasileira.
  1. Canção agalopada
  2. Filhos de Ícaro
  3. A terceira lâmina
  4. Um pequeno xote
  5. Atrás do balcão
  6. Galope rasante
  7. Kamikase
  8. Violar
  9. Cavalos do cão
  10. Ave de prata
  11. Dia dos adultos

Link: http://www.4shared.com/file/74737423/c434464a/04_-_Ze_Ramalho_-_A_terceira_lamina_-_1981.html

...read more ⇒
| 1 comentários |

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SUPERANDO EXPECTATIVAS!!!

Quando iniciei o blog, há quase dois meses, meu objetivo foi compartilhar, com o maior número possível de amigos, o meu acervo musical e o que eu penso sobre música.

Imaginei que seriam algumas visitas, poucas talvez, mas, quando me diziam "teu blog tá massa", "muito bom", "já baixei tal CD", eu comecei a perceber que o número de visitas era maior do que o esperado pra o começo.

Me vi na necessidade de colocar um contador de visitas e comecei a fazer upload diretamente em uma página criada por mim num site de downloads, não dependendo mais de achar o conteúdo já disponível na internet. E podem ficar tranquilos que os discos e as músicas postadas por mim estão livres de vírus ou outros intrusos.

Minha surpresa maior foi ver o número de downloads dos discos que eu coloquei: até hoje, dia 05 de dezembro, já foram feitos 11 do Mestre Ambrósio, 4 da Sinfonéia Desvairada e, pra minha felicidade, 4 de Patativa do Assaré!

Isso prova a minha tese que o povo brasileiro gosta é de coisa boa, mas é carente de alternativas na grande mídia.

Agradeço a todos os que já visitaram a nossa página (nossa porque é de todos nós), espero que continuem visitando e repassando pra outros amigos, e peço que façam pedidos ou deixem comentários, pra sabermos quais as expectativas de vocês quanto ao blog.

Muito obrigado,
Jackson.
...read more ⇒
| 0 comentários |

ELBA RAMALHO - LEÃO DO NORTE (1996)


Esse CD representou uma retomada na carreira de Elba Ramalho.

Seus discos anteriores vinham tomando formas mais latinas, com ritmos caribenhos.

E a volta às origens nordestinas não poderia ter sido melhor, com um trabalho elogiado pela crítica e também sucesso de público, Elba interpreta grandes compositores da nossa região, como Lenine, João do Vale, Chico César, Gilberto Gil, Zé Ramalho, o Rei Gonzaga, etc.

Como destaques eu aponto "Chão de Giz", "Parceiro das delícias", "Onde tu tá neném", o medley de frevos e a canção que se tornou o segundo hino de Pernambuco, "Leão do Norte".

É tudo muito bom, confiram.


  1. Onde tu tá neném

  2. Xodó beleza

  3. Leão do Norte

  4. Chão de Giz

  5. Beradêro

  6. Treze de dezembro

  7. Na base da chinela

  8. Canoeiro

  9. Parceiro das delícias

  10. Eu vou até de manhã

  11. Estrada do Canindé

  12. A paisagem

  13. Estrela miúda

  14. Sim foi você

  15. Frevos

Link: http://www.4shared.com/file/74603113/ea4ce940/Elba_Ramalho_-_Leao_do_Norte_-_1996.html


...read more ⇒