| |

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

MESTRE AMBRÓSIO (1996)


Onze anos atrás, ainda cursando a faculdade de odontologia, havia em Caruaru uma loja de CDs que vez em quando eu visitava. Frequentemente encontrava promoções de trabalhos de artistas como Vinícius de Moraes, Toquinho, Gal Costa, Beth Carvalho, e muitos outros nomes que não são vistos com assiduidade na mídia.

CDs que na época eram vendidos a 11, 12 reais, eu comprava por 2 ou, no máximo, 3 reais. Dá pra imaginar que eu comecei minha coleção nessa época.

Numa dessas minhas idas encontrei, escondidinho, um CD com uma capa muito diferente e um nome também bastante incomum: Mestre Ambrósio!

No início eu pensei que fosse o nome do artista, mas depois descobri, era o nome de um grupo pernambucano, formado por jovens músicos com vontade de redescobrir os ritmos de Pernambuco e leva-los até outros jovens como eles, que desconheciam a arte de sua própria região.

Era a época do movimento Mangue-beat, com Chico Science, Mundo Livre S.A., e toda a agitação que eles provocaram no cenário artístico pernambucano e nacional, misturando rock com maracatu e fazendo o país todo dançar.

O Mestre Ambrósio traz para os ritmos tradicionais uma nova pegada, um novo jeito de tocar e um andamento mais rápido. Maracatu rural, ritmos mouros, forró, coco, ciranda, ritmos de religiões africanas, tudo estava no seu caldeirão.

Eu já queria muito tocar percussão, e ouvindo esse CD fiquei logo encantado com a maneira de tocar zabumba de Éder, “o rocha”, agressivo na medida certa, colocando o seu instrumento em lugar de destaque, principalmente nas músicas sem letras.

Nos influenciou muito o trabalho do Mestre Ambrósio, quando nós decidimos formar um grupo para tocar forró, a Sinfonéia Desvairada (o CD já está postado aqui), e a música “Pé-de-calçada” era uma espécie de carro-chefe dos nossos shows.

Tenho procurado informações sobre o grupo mas ainda não sei se eles continuam juntos. O que sei é que Siba lançou um CD de cirandas chamado “Siba e a fuloresta – Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”, que concorreu esse ano ao Grammy Latino, e Hélder Vasconcelos participou do filme “O homem que desafiou o diabo”, fazendo, e muito bem, o papel do diabo.

Como destaques desse primeiro CD eu selecionei “Pé-de-calçada”, “Se Zé Limeira sambasse maracatu”, “Jatobá” (instrumental), “Baile catingoso” (instrumental), “Usina” e “Matuto do salame” (instrumental).

Espero que gostem tanto quanto eu. Ah! Esse Cd não estava na promoção, paguei 12 reais!
01 José (Siba)
02 Se Zé Limeira sambasse maracatu (Siba)
03 Pé-de-calçada (Siba)
04 Forró de primeira (Heleno dos 8 baixos - Helder Vasconcelos)
05 Jatobá (Siba)
06 Estrela amazona (Cavalo marinho do mestre Batista) (Folclore)
07 Três vendas (Siba)
08 O circo de Seu Bidu (Siba)
09 Baile catingoso (Siba)
10 Mensagem pra Zé Calixto (Siba)
11 Usina (Tango no mango) (Paulírio - Chico Antônio)
12 Pipoca moderna (Sebastião Biano - Caetano Veloso)
13 A roseira (Onde a moça mijou) (Luiz Oliveira - Waldemar Oliveira)
14 Benjaab (Siba - Lenine)
15 Matuto do salame (Siba)
16 A feira de Caruaru (Onildo Almeida)

1 comentários:

Anônimo disse...

Volta mestre ambrósio!